10 M A N D A M E N T O S
Enunciado da Atividade
Leia os "Dez Mandamentos". Seguidamente, em pequenos grupos, procure chegar a um consenso sobre quais os mandamentos mais importantes nas relações interpessoais e para a convivência grupal. Depois de discutido o assunto, partilhe as conclusões em grande grupo.
1. Fale com as pessoas. Nada é tão agradável como uma palavra de saudação e um
sorriso amável.
2. Sorria para as pessoas. Lembre-se que acionamos 72 músculos para franzir a teste e somente 14 para sorrir. Poupa-se energia.
3. Chame as pessoas pelo seu nome. A música mais suave para muitas pessoas passa por ouvir o seu próprio nome.
4. Seja amigo, se quiser ter amigos. Ajude, se quiser ser ajudado.
5. Seja cordial. Fale e atue com toda a sinceridade e com prazer.
6. Interesse-se, sinceramente, pelos outros. Lembre-se que tem muito a aprender com eles.
7. Seja generoso a elogiar e cauteloso a criticar. Os líderes elogiam, sabem encorajar, dão confiança.
8. Saiba considerar os sentimentos dos outros. Existem três lados numa controvérsia: o seu, o do outro e o que está certo.
9. Preocupe-se com a opinião dos outros. São três os comportamentos a fixar: ouça, aprenda e saiba elogiar.
10. Procure servir os outros com alegria. O que, realmente, importa na nossa vida é o que fazemos em prol dos outros, no sentido de uma maior felicidade de todo.
Resultados
A escolha do meu grupo recaiu sobre os mandamentos 6, 7 e 8
- "Interesse-se, sinceramente, pelos outros. Lembre-se que tem muito a aprender com eles."
- "Seja generoso a elogiar e cauteloso a criticar. Os líderes elogiam, sabem encorajar, dão confiança."
- "Saiba considerar os sentimentos dos outros. Existem três lados numa controvérsia: o seu, o do outro e o que está certo."
Para o meu grupos estes foram os mandamentos que mais nos chamaram a atenção, os três mais importantes e fundamentais para se poder viver bem em sociedade. O mandamento 6, no nosso ponto de vista era fundamental estar na nossa seleção uma vez que, todos nós aprendemos uns com os outros, ninguém nasce ensinado por mais que acredite que sim. Desde pequenos somos ensinados e estimulados pelos nos pais, a falar e a andar, posteriormente com os professores, a ler a escrever... e ao longo da vida vamos sempre aprendendo, seja conhecimento científico, seja conhecimento geral, o que importa, é que nos temos somente uns aos outros para aprender e saber sempre um pouco mais, e é através dessa relação que nos definimos e crescemos.
O mandamento 7 foi um dos escolhidos porque é necessário que se elogie mais do que se critique, vivemos numa era em que existem tantos espaços para criticar e ter atitudes maldosas que nos "esquecemos" de elogiar e de praticar o bem. É necessário ser-se cauteloso nas criticas, é necessário que existam filtros, que não se diga tudo o que se pense e que se pense antes de falar. Ouvimos tantas notícias sobre suicídios, baixa auto estima etc, e nem parámos para pensar que existem pessoas que precisam de estímulos positivos para serem capazes de contrarias todos esses pensamentos negativos, toda essa má áurea que lhes domina a vida.
O mandamento 8 é aquele que nos dá a noção de que existem mais espaços no mundo sem ser o nosso. Existem várias verdades, várias maneiras de ver o mundo e a vida, a nossa, a do outro e a que esta certa. Nós não somos melhores que ninguém, nos devemos respeito a todos os indivíduos que se cruzam connosco ao longo da vida, todos merecem igual tratamento. Acredito que a celebre frase "a minha liberdade termina onde começa a liberdade do outro", é possível de encaixar neste mandamento, e sintetiza muito bem tudo o que este mandamento quer transmitir.
No final de todos os grupos partilharem as suas escolhas percebemos, juntamente com as docentes, que o mandamento número 8, seria "O mandamento", uma vez que este engloba todos os outros.