M e d i a ç ã o  e  C o n f l i t o

Conflito

"Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema familiar, social, político e organizacional".

Nascimento & Sayed, 2002, p. 47

Os novos paradigmas da pós-modernidade vêm a mudança como possibilidade de desenvolvimento, estimuladora da criatividade de cada sujeito na sua relação com o "outro".

  • Diálogo Transformador;
  • Encontro conjunto de soluções;
  • Cooperação e Colaboração
  • Fator de renovação e mudança social;
  • Contribuição para a coesão social;
  • Facilitador da comunicação.

Positivo e Construtivo

O conflito:

  • É desagradável e indesejável;

  • Cria possibilidades inovadoras de aprendizagem e de crescimento;

  • Inovação Social;

  • Estimula a criatividade dos sujeito;

  • Novos instrumentos para lidar com as diferenças;

  • Recriação de práticas;

  • Sujeitos com papel ativo e participativo;

  • Potencia novas formas de lidar com as diversidades.

As novas metodologias de resolução de conflitos permitem incrementar o diálogo e a assunção de compromissos, por parte dos sujeitos. Instrumento para repensar a própria cultura, a transformação dos discursos institucionais e culturais.

"Os contextos de resolução alternativos à confrontação, ao paradigma ganhar-perder, à disputa ou ao litígio direcionam-se à coparticipação responsável, admitem a consideração e o reconhecimento da singularidade de cada participante no conflito, consideram a possibilidade de ganhar conjuntamente, de construir o comum e assentar as bases de soluções efetivas que legitimem a participação de todos os setores envolvidos".

Schnitman, 1999, p. 17 

Tipos de conflitos

  • Intrapessoal
  • Interpessoal
  • Intragupal
  • Intergrupal

Causas dos conflitos

Diferentes abordagens na gestão de conflitos 


 Mediação

A mediação e outras metodologias podem facilitar o diálogo e prover destrezas para a resolução de situações conflitivas (Schnitman, 1999, p. 17), potenciando a comunicação e favorecendo o comprometimento com a resolução do conflito.

A mediação trabalha a partir da comunicação, do diálogo e o Mediador surge como facilitador da expressão de emoções, sentimentos e posições, procurando que as partes reflitam sobre o eu, o tu e o nós, baseando-se em laços empáticos e de confiança.

  • Método alternativo de gestão de disputas;
  • Terceira pessoa neutra sem poder decisivo;
  • Implica o livre consentimento dos participantes, a quem cabe a decisão final;
  • Processo curativo e/ou preventivo;
  • Envolve transformação que permite o crescimento moral e gera revalorização e reconhecimento;
  • Estimula capacidades de inovação;
  • Dá coesão à sociedade plural;
  • Assume a não violência como princípio fundamental;
  • Envolve um tratamento criativo, personalizado, cooperativo e construtivo;
  • Prática de valores de convivência;
  • É o caminho primordial e não o alternativo;
  • Perspetiva geradora;
  • Abertura reflexiva;
  • Desenvolvimento de processos de comunicação alternativos;
  • Atores como agentes ativos no processo;
  • Atribuição de novos significados à ação;

A mediação é um processo de facilitação da comunicação e da (re)construção da relação na regulação das situações conflituosas e um modo de acompanhamento na tomada de decisões.

A mediação, enquanto instrumento de gestão da comunicação e das interações entre as pessoas permite instaurar novas dinâmicas relacionais, duradouras e contributivas entre os diferentes intervenientes. 

Na mediação as estratégias/soluções são pensadas em conjunto, de uma forma aberta, livre e espontânea.

Trabalha-se a possibilidade de assumir compromissos voluntários e corresponsabilizados para a solução do problema.

A mediação...

  • Conflito é visto como algo positivo: permite transformação e crescimento interiores
  • É um processo voluntário
  • As partes decidem como solucionar o seu problema
  • O importante é que ambas as partes ganhem 
  • Comunicação através do diálogo
  • É um trabalho  de colaboração

Elementos essenciais no processo de mediação 

1. Comunicação

  • Escuta ativa
  • Gestão da comunicação e das interações entre as pessoas

2. Imparcialidade

  • Tratar as partes da mesma forma (respeito, sem favorecer ninguém)

3. Empatia e Confiança

  • Interesse e respeito pelo outro
  • Segurança das partes
  • Ambiente acolhedor
  • Expressão livre das emoções

4. Neutralidade

  • Não manifestar a sua opinião perante as situações apresentadas pelas pessoas (não julgar)

Mediação como Diálogo Transformador 

Conceito de Mediação:

  • Tipos de Mediação (laboral, penal, familiar, educacional, ...; curativa - preventiva)

Perspetiva transformacional:

  • "Capacitação" - consciência de si e do seu papel no conflito, bem como da sua capacidade para lidar com o mesmo.
  • "Reconhecimento" - reflexão sobre o papel do outro no conflito, mediante uma escuta ativa; desejo de considerar o outro e a sua posição.

"Criação de um contexto em que os participantes possam identificar, construir e descrever possibilidades e perspetivas emergentes, refletir em ação a partir do dado, enlaçar possibilidades, navegar num círculo de diálogos e, nesse processo, selecionar as opções que se considerem mais desejáveis ou apropriadas para a ação. (...) Essa capacidade geradora da mediação cria possibilidades não-antecipadas, nem pensadas, transforma potencialidades em novas realidades existenciais e outorga à experiência da mediação algo do carácter aberto e sempre incompleto da aprendizagem e da criatividade".

Schnitman, 1999, p. 104


Perfil do mediador

  • Facilita as partes na criação e avaliação de alternativas à sua situação;
  • Permite a expressão de emoções (escuta ativa);
  • Conduz ao aumento da segurança dos participantes;
  • Potencia a assunção de um novo olhar sobre o conflito (positivo);
  • Incentiva a reflexão sobre si e o contexto, numa perspetiva de crescimento interior "conscientização".

Shailor, 1999, p. 75

  • Capacidade de comunicação e de interação com as diferenças e abordagem imparcial dos diferendos;
  • Ajuda a construir espaços de convergência, de reconstrução e/ou de transformação.  

Elementos essenciais nos Processos de Mediação 

Comunicação

  • Escuta ativa;
  • Emitir mensagens na primeira pessoa;
  • Gerar situações criativas.

Imparcialidade

  • Não manifestar a sua opinião perante as situações apresentadas pelas pessoas;

Empatia

  • Interesse e respeito pelo outro;
  • Tom de voz suave;
  • Expressão facial e gestos acolhedores;
  • Contacto visual;
  • Postura corporal recetiva. 

Modelos de Mediação

Segundo, Torremorell, M. C. B. (2008). Cultura de Mediação e Mudança Social. Porto: Porto Editora, pp.47-52

  • Coparticipação;
  • Preparação do cenário para que os protagonistas possam desenvolver os objetivos fixados;
  • Responsável pela circulação de valores positivos e construtivos contextualizados, mas de alcance e validade universais;

Pode colocar-se a tónica mais acentuada num dos eixos, mas os outros também estão presentes


Modelo de Solução de Problemas 

  • Método de resolução alternativa de conflitos;
  • Conduzido por um Mediador neutro e imparcial que dirige as partes na negociação de um acordo, mutuamente, aceitável;
  • Comunicação centrada nos pontos em comum; 
  • Concentração nos pontos substantivos do conflito;
  • Neutralização das emoções e perceções;
  • Elemento interativo limitado;
  • Visão do conflito: analítica, pragmática, linear, coisificada e externa;
  • Mediador: facilitador da comunicação > comunicação bilateral efetiva;
  • Meta: encontrar soluções ótimas, satisfazendo as necessidades de ambas as partes;
  • Mediação técnica;
  • Interesse: pontos convergentes.

Modelo Transformativo

  • O conflito é visto como oportunidade de crescimento; emergente, holístico, dialético;
  • Visão baseada no desenvolvimento moral e nas relações interpessoais;
  • Conceção relacional;
  • Mediação associada a uma mudança de paradigma, mais do que uma alternativa 

Transformação/Mudança

  1. Dimensão Pessoal - mudanças efetuadas e desejadas, em termos emocionais, percetuais e espirituais do conflito

Potenciar o crescimento da pessoa física, emocional e espiritualmente

2.          Dimensão Relacional - mudanças efetuadas e desejadas em relação à afetividade,                   interdependência e aspetos expressivos, comunicacionais e interativos

Minimizar a comunicação deficiente e maximizar a partilha, a compreensão mútua, a empatia

3.          Dimensão Estrutural - causas subjacentes do conflito e consequentes alterações                     nas estruturas sociais

Promover a não violência e a participação das pessoas nas decisões que as afetam

4.          Dimensão Cultural - mudanças culturais resultantes do conflito; forma em que uma                   cultura afeta o desenvolvimento e a condução do conflito

Construção de respostas construtivas para o conflito, a partir do interior da cultura

Em suma

  • Mediação: mais arte do que técnica
  • Meta: melhoria pessoal, com base na revalorização e no reconhecimento
  • Empowerment
  • Interesse: pontos convergentes e pontos divergentes, os quais são vistos como potenciadores de crescimento 

Mediação Formativa e Formadora 

  • Trabalhar com os formandos e com os formadores, em termos pedagógicos, estabelecendo a ponte entre a experiência dos adultos e os novos saberes adquiridos, auxiliando-os na reflexão sobre os seus percursos e mediando, desta forma, o seu processo de aprendizagem (Silva, 2009, p. 105);
  • Mediação de facilitação: o mediador não toma decisões pelos formandos, mas auxilia-os na apropriação da sua história e da realidade envolvente para, a partir daí, evoluir para um outro nível de conhecimento - mediação do processo de aprendizagem.
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