M e d i a ç ã o e C o n f l i t o
Conflito
"Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema familiar, social, político e organizacional".
Nascimento
& Sayed, 2002, p. 47
Os novos paradigmas da pós-modernidade vêm a mudança como possibilidade de desenvolvimento, estimuladora da criatividade de cada sujeito na sua relação com o "outro".
- Diálogo Transformador;
- Encontro conjunto de soluções;
- Cooperação e Colaboração
- Fator de renovação e mudança social;
- Contribuição para a coesão social;
- Facilitador da comunicação.
Positivo e Construtivo
O conflito:
É desagradável e indesejável;
Cria possibilidades inovadoras de aprendizagem e de crescimento;
Inovação Social;
Estimula a criatividade dos sujeito;
Novos instrumentos para lidar com as diferenças;
Recriação de práticas;
Sujeitos com papel ativo e participativo;
Potencia novas formas de lidar com as diversidades.
As novas metodologias de resolução de conflitos permitem incrementar o diálogo e a assunção de compromissos, por parte dos sujeitos. Instrumento para repensar a própria cultura, a transformação dos discursos institucionais e culturais.
"Os contextos de resolução alternativos à confrontação, ao paradigma ganhar-perder, à disputa ou ao litígio direcionam-se à coparticipação responsável, admitem a consideração e o reconhecimento da singularidade de cada participante no conflito, consideram a possibilidade de ganhar conjuntamente, de construir o comum e assentar as bases de soluções efetivas que legitimem a participação de todos os setores envolvidos".
Schnitman, 1999, p. 17
Tipos de conflitos
- Intrapessoal
- Interpessoal
- Intragupal
- Intergrupal
Causas dos conflitos

Diferentes abordagens na gestão de conflitos

Mediação
A mediação e outras metodologias podem facilitar o diálogo e prover destrezas para a resolução de situações conflitivas (Schnitman, 1999, p. 17), potenciando a comunicação e favorecendo o comprometimento com a resolução do conflito.
A mediação trabalha a partir da comunicação, do diálogo e o Mediador surge como facilitador da expressão de emoções, sentimentos e posições, procurando que as partes reflitam sobre o eu, o tu e o nós, baseando-se em laços empáticos e de confiança.
- Método alternativo de gestão de disputas;
- Terceira pessoa neutra sem poder decisivo;
- Implica o livre consentimento dos participantes, a quem cabe a decisão final;
- Processo curativo e/ou preventivo;
- Envolve transformação que permite o crescimento moral e gera revalorização e reconhecimento;
- Estimula capacidades de inovação;
- Dá coesão à sociedade plural;
- Assume a não violência como princípio fundamental;
- Envolve um tratamento criativo, personalizado, cooperativo e construtivo;
- Prática de valores de convivência;
- É o caminho primordial e não o alternativo;
- Perspetiva geradora;
- Abertura reflexiva;
- Desenvolvimento de processos de comunicação alternativos;
- Atores como agentes ativos no processo;
- Atribuição de novos significados à ação;
A mediação é um processo de facilitação da comunicação e da (re)construção da relação na regulação das situações conflituosas e um modo de acompanhamento na tomada de decisões.
A
mediação, enquanto instrumento de gestão da
comunicação e das
interações entre as pessoas
permite instaurar novas dinâmicas relacionais,
duradouras e contributivas entre os
diferentes intervenientes.
Na mediação as estratégias/soluções são pensadas em conjunto, de uma forma aberta, livre e espontânea.
Trabalha-se
a possibilidade de assumir compromissos voluntários e corresponsabilizados para
a solução do problema.
A mediação...
- Conflito é visto como algo positivo: permite transformação e crescimento interiores
- É um processo voluntário
- As partes decidem como solucionar o seu problema
- O importante é que ambas as partes ganhem
- Comunicação através do diálogo
- É um trabalho de colaboração
Elementos essenciais no processo de mediação
1. Comunicação
- Escuta ativa
- Gestão da comunicação e das interações entre as pessoas
2. Imparcialidade
Tratar as partes da mesma forma (respeito, sem favorecer ninguém)
3. Empatia e Confiança
- Interesse e respeito pelo outro
- Segurança das partes
- Ambiente acolhedor
- Expressão livre das emoções
4. Neutralidade
- Não manifestar a sua opinião perante as situações apresentadas pelas pessoas (não julgar)
Mediação
como Diálogo Transformador
Conceito de Mediação:
- Tipos de Mediação (laboral, penal, familiar, educacional, ...; curativa - preventiva)
Perspetiva transformacional:
- "Capacitação" - consciência de si e do seu papel no conflito, bem como da sua capacidade para lidar com o mesmo.
- "Reconhecimento" - reflexão sobre o papel do outro no conflito, mediante uma escuta ativa; desejo de considerar o outro e a sua posição.
"Criação de um contexto em que os participantes possam identificar, construir e descrever possibilidades e perspetivas emergentes, refletir em ação a partir do dado, enlaçar possibilidades, navegar num círculo de diálogos e, nesse processo, selecionar as opções que se considerem mais desejáveis ou apropriadas para a ação. (...) Essa capacidade geradora da mediação cria possibilidades não-antecipadas, nem pensadas, transforma potencialidades em novas realidades existenciais e outorga à experiência da mediação algo do carácter aberto e sempre incompleto da aprendizagem e da criatividade".
Schnitman, 1999, p. 104
Perfil do mediador
- Facilita as partes na criação e avaliação de alternativas à sua situação;
- Permite a expressão de emoções (escuta ativa);
- Conduz ao aumento da segurança dos participantes;
- Potencia a assunção de um novo olhar sobre o conflito (positivo);
- Incentiva a reflexão sobre si e o contexto, numa perspetiva de crescimento interior "conscientização".
Shailor, 1999, p. 75
- Capacidade de comunicação e de interação com as diferenças e abordagem imparcial dos diferendos;
- Ajuda a construir espaços de convergência, de reconstrução e/ou de transformação.
Elementos essenciais nos Processos de Mediação
Comunicação
- Escuta ativa;
- Emitir mensagens na primeira pessoa;
- Gerar situações criativas.
Imparcialidade
- Não manifestar a sua opinião perante as situações apresentadas pelas pessoas;
Empatia
- Interesse e respeito pelo outro;
- Tom de voz suave;
- Expressão facial e gestos acolhedores;
- Contacto visual;
- Postura corporal recetiva.
Modelos de Mediação
Segundo, Torremorell, M. C. B. (2008). Cultura de Mediação e Mudança Social. Porto: Porto Editora, pp.47-52

- Coparticipação;
- Preparação do cenário para que os protagonistas possam desenvolver os objetivos fixados;
- Responsável pela circulação de valores positivos e construtivos contextualizados, mas de alcance e validade universais;

Pode colocar-se a tónica mais acentuada num dos eixos, mas os outros também estão presentes
Modelo de Solução de Problemas
- Método de resolução alternativa de conflitos;
- Conduzido por um Mediador neutro e imparcial que dirige as partes na negociação de um acordo, mutuamente, aceitável;
- Comunicação centrada nos pontos em comum;
- Concentração nos pontos substantivos do conflito;
- Neutralização das emoções e perceções;
- Elemento interativo limitado;
- Visão do conflito: analítica, pragmática, linear, coisificada e externa;
- Mediador: facilitador da comunicação > comunicação bilateral efetiva;
- Meta: encontrar soluções ótimas, satisfazendo as necessidades de ambas as partes;
- Mediação técnica;
- Interesse:
pontos convergentes.
Modelo Transformativo
- O conflito é visto como oportunidade de crescimento; emergente, holístico, dialético;
- Visão baseada no desenvolvimento moral e nas relações interpessoais;
- Conceção relacional;
- Mediação associada a uma mudança de paradigma, mais do que uma alternativa
Transformação/Mudança
- Dimensão Pessoal - mudanças efetuadas e desejadas, em termos emocionais, percetuais e espirituais do conflito

Potenciar o crescimento da pessoa física, emocional e espiritualmente
2. Dimensão Relacional - mudanças efetuadas e desejadas em relação à afetividade, interdependência e aspetos expressivos, comunicacionais e interativos

Minimizar a comunicação deficiente e maximizar a partilha, a compreensão mútua, a empatia
3. Dimensão Estrutural - causas subjacentes do conflito e consequentes alterações nas estruturas sociais

Promover a não violência e a participação das pessoas nas decisões que as afetam
4. Dimensão Cultural - mudanças culturais resultantes do conflito; forma em que uma cultura afeta o desenvolvimento e a condução do conflito

Construção de respostas construtivas para o conflito, a partir do interior da cultura
Em suma
- Mediação: mais arte do que técnica
- Meta: melhoria pessoal, com base na revalorização e no reconhecimento
- Empowerment
- Interesse: pontos convergentes e pontos divergentes, os quais são vistos como potenciadores de crescimento
Mediação
Formativa e Formadora
- Trabalhar com os formandos e com os formadores, em termos pedagógicos, estabelecendo a ponte entre a experiência dos adultos e os novos saberes adquiridos, auxiliando-os na reflexão sobre os seus percursos e mediando, desta forma, o seu processo de aprendizagem (Silva, 2009, p. 105);
- Mediação de facilitação: o mediador não toma decisões pelos formandos, mas auxilia-os na apropriação da sua história e da realidade envolvente para, a partir daí, evoluir para um outro nível de conhecimento - mediação do processo de aprendizagem.