B A L A N Ç O  G E R A L

Foi nos então proposto, pelas docentes, a realização de uma reflexão sobre o decorrer deste primeiro semestre na unidade curricular Comunicação e Mediação na Formação.

Esta unidade curricular, correspondeu às minhas expectativas, na medida em que as docentes que a leccionaram, optaram por realizar algumas atividades, para que nos ajudassem a compreender melhor como um mediador deve agir, qual o seu papel, qual a sua função, qual a sua intenção, em determinado contexto. Conseguiram assim, conciliar muito bem a parte teórica e a parte prática. 

Foram realizadas algumas atividades durante o semestre, umas mais direcionadas para a mediação e outras para a comunicação. No caso da mediação foram desenvolvidas atividades como: "O Abrigo", "Os 10 mandamentos", "Venda Simulada", "Que animal sou eu?", e por fim "Júri Simulado". Podem aceder a essas mesmas atividades aqui no meu E-Portefólio digital, basta clicarem em ''Atividades'' na pasta do ''E-Portefólio" e em seguida na pasta de "Mediação". Nessa mesma pasta estão descritas as atividades, como foram aplicadas e os resultados das mesmas. 

No caso das atividades mais voltadas para a comunicação, foram atividades de análise, ou seja, tivemos de analisar uma publicidade, um telejornal e uma página de uma rede social, que no caso do meu grupo foi o Instagram. Para acederem às respetivas atividades, podem clicar em "E-Portefólio", de seguida na pasta das "Atividades" e por fim na pasta "Comunicação".

O método de avaliação desta unidade curricular foi igualmente gratificante, no sentido em que nos proporcionou o contacto direto com a tecnologia, embora já tenhamos em anos anteriores trabalhado com sites, é sempre fundamental trabalhar, de forma persistente para que se possam desenvolver melhor as capacidades e competências na área, para que desta forma seja possível realizarem-se trabalhos cada vez mais completos, para além de que nos dá um leque imenso de competências complementares para o nosso currículo. 

É também com uma satisfação enorme que se concluem trabalhos como este, uma vez que somos nós próprios a criar, desde raiz, aquele que é o nosso E-Portefólio, que guardará para sempre numa plataforma digital todo o nosso trabalho desenvolvido numa dada unidade curricular. 

Para além disso, o nosso envolvimento neste tipo de trabalhos, consegue ajudar-nos a adquirir instrumentos para futuros trabalhos, deste modo, podemos dizer que sabemos criar um site. Quem sabe um dia possamos criar o nosso próprio site, para o nosso gabinete de Medicação.

Passando agora para a parte teórica, é possível afirmar que todas as minhas dúvidas acerca do que seria medição na educação, foram respondidas e bem esclarecidas. Se existia algum receio em que esta opcional fosse um fracasso, ou seja, ficasse aquém das minhas expectativas, na medida em que, não fossem esclarecidas todas as minhas dúvidas, como era o caso de «em que consiste o papel de um mediador?», «como é o perfil de um mediador?», «mediação para quê?», deixou de existir ao longo do decorrer desta uc.

Tanto com a ajuda das atividades que foram sendo desenvolvidas, mencionadas anteriormente, como com as aulas teóricas essas mesmas dúvidas foram sendo desmistificadas.

Hoje sei que só existe mediação onde há conflito, e que esse mesmo conflito não é necessariamente negativo. O conflito pode ser desagradável e algo indesejável num determinado contexto, mas também pode estimular a criatividade dos indivíduos, criar novos instrumentos para lidar com as diferenças, potencializar novas formas de lidar com as diversidades, criar possibilidades inovadoras de aprendizagem e crescimento. Mais uma vez, o conflito surpreende-me quando me dizem que este é, um fator de renovação e mudança social, que contribuí para a coesão social e é um facilitador da comunicação. Desde já todo isto me surpreendeu, pois nunca pensei que alguma vez o conflito fosse algo positivo, algo inovador e transformador.

É então que "entra" ou se encaixa a mediação, uma vez que esta é um dos métodos que pode facilitar o diálogo e prever destrezas para a resolução de conflitos, potencializando assim a comunicação e favorecendo o comprometimento com a resolução do conflito. Deste modo, a mediação trabalha a partir da comunicação e do diálogo. O mediador surge como o facilitador da expressão de emoções, sentimentos e posições, procurando que ambas as partes reflitam sobre ele, o outro e os dois como um só. 

A comunicação é o instrumento fundamental da ação, pois permite a criação conjunta de significados e potencializa a criação de novas práticas e realidades. É através da comunicação que se estabelece a relação entre mediador e sujeitos, é também através dessa que se percebe qual é o problema em causa. Existem alguns entraves à comunicação como é o caso da distração, das diferenças de percepção, juízos precipitados entre outros. Mas o mediador pode facilmente ultrapassar essas barreiras criando empatia, compreendendo sempre o que lhe está a ser dito (criar interesse no discurso do outro), respondendo de forma positiva, acenando com a cabeça, demonstrando respeito e aceitação pelo outro, desta forma irá criar um ambiente favorável a que ambas as partes se sintam bem e confortáveis para conversar sobre a situação problema.

O mediador deve manter uma relação de empatia e confiança com os seus clientes. Deve ser neutro e imparcial, não pode tomar nenhum dos lados como o mais favorecido. No decorrer das sessões deve manter a atenção no discurso de ambos os sujeitos, fazer perguntas cautelosas, para que não esteja de forma indireta a beneficiar um dos clientes.

O mediador não vai decidir, absolutamente nada, o mediador não vai resolver o problema, o mediador vai sim, ajudar a que ambas as partes encontrem as ferramentas necessárias para que elas próprias possam resolver o seu problema. Porque isso sim, é mediação.

É importante também frisar que não será com apenas uma sessão que os sujeitos envolvidos vão encontrar, em conjunto com o mediador, a solução para os seus problemas, a mediação é um processo longo, que decorre e se desenvolve ao longo de várias sessões. 


Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora