TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS

"O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito"

Peter Drucker

Comunicação

  • Instrumento fundamental de ação
  • Permite a criação conjunta de significados
  • Potencia a construção de novas práticas e realidades 

Técnicas de Comunicação e Relacionamento Interpessoais 

OBJETIVOS

  • Analisar a importância da comunicação nas interações sociais
  • Identificar diferentes tipos e estilos de comunicação
  • Reconhecer a relação entre conflito, comunicação e mediação
  • Realizar atividades que potenciem a consciencialização dos fatores e competências envolvidos nos processos de comunicação 

Tipos de Comunicação

PASSIVO

  • É o ato de violar os próprios direitos ao não expressar, honestamente, sentimentos, pensamentos e convicções, dando permissão aos outros para que também eles violem os nossos direitos 
AGRESSIVO
  • É a expressão de sentimentos, pensamentos e convicções de um modo que viola os direitos dos outros (com recurso a formas inadequadas de expressão, como a zanga, o tom de voz elevado, a ironia, ...). Trata-se de uma defesa unilateral de direitos: defendemos os nossos, mas não queremos saber os dos outros 

ASSERTIVO

  •  Ato de defender os direitos pessoais e de exprimir pensamentos, sentimentos e convicções de forma apropriada, direta e honesta, de modo a não violar os direitos dos outros. É, como tal, um estilo de comunicação que nos permite ser mais construtivos na relação com os outros, ou seja, potencia um tipo de relacionamento interpessoal que poderá ser extremamente recompensante, uma vez que proporciona maior proximidade entre as pessoas e maior satisfação na comunicação das nossas emoções 

MANIPULATIVO

  •  Consiste em dar a entender que satisfazemos os direitos e as necessidades dos outros, mas apenas o fazemos para satisfação dos nossos. Aqui, como na agressividade, estamos a desconsiderar os direitos dos outros, mas fazemo-lo de forma discreta, implícita, de modo a não provocar qualquer desconfiança

Exemplo

Uma senhora tenta desesperadamente arranjar lugar num voo para ir visitar a mãe que está no hospital. A fila no balcão de reservas é longa. Aproxima-se de um senhor que aguarda a sua vez no início da fila e diz-lhe, apontando para o seu lugar no fundo da fila: 

"SENHOR, IMPORTA-SE DE TROCAR DE LUGAR COMIGO? NÄO LHE FARIA UM PEDIDO DESTA NATUREZA SE NÄO FOSSE TÄO URGENTE, POR MOTIVOS FAMILIARES, QUE EU CHEGUE HOJE MESMO AO PORTO..."

Exemplos de resposta

  • "QUE IDEIA É ESSA DE TROCAR DE LUGAR? TEM CÁ UM DESCARAMENTO!"

Este tipo de recusa envolve respeito num só sentido, isto é, respeito pelo direito do próprio recusar, mas não respeita o direito do outro pedir.

  • "COMO É QUE LHE HEI DE EXPLICAR... SINTO-ME HORRÍVEL, MAS NÄO POSSO DAR-LHE O LUGAR..."

Neste caso, a pessoa recusa o pedido mas fá-lo de forma que denota falta de auto respeito: sugere que o próprio é uma pessoa horrível, que nunca deveria recusar o pedido que lhe foi feito.

  • "GOSTARIA DE A PODER AJUDAR, MAS REALMENTE TAMBÉM NECESSITO MUITO DE CHEGAR HOJE".

A recusa assertiva demonstra os dois tipos de respeito: autorrespeito, na forma autoconfiante como a recusa é feita e respeito pelo direito da outra pessoa fazer o pedido.


Modelo Comunicacional (Narrativo)

  • Elemento fulcral - comunicação: conteúdos do conflito (verbal ou digital) e relações (não verbal ou analógico)
  • Eclético: centrado nas relações e nos acordos
  • Meta: mudar os significados e explorar as diferenças entre as narrativas de cada parte, no sentido de abrir as histórias iniciais e vê-las por outro ângulo
  • Mediação: abertura criativa de comunicação entre as partes: relação de cooperação; pensamento construtivo
  • Mediador: toma os elementos da narração de cada parte e, com elas, reconstrói uma nova história que desestabiliza a primeira perceção do conflito

Obstáculo à Comunicação

Chiavenato (2003, p. 116)

  • Bloqueio Emocional
  • Intenções ocultas
  • Hostilidade
  • Status Social
  • Estado Físico ou Emocional
  • Palavras de Duplo Sentido
  • Diferenças de Percepção
  • Sentimentos 
  • Desinteresse pelo que os outros têm a dizer
  • Estereótipos ou preconceitos
  • Distração
  • Comportamento defensivo
  • Juízos precipitados
  • Timidez/receio de expressar as suas opiniões
  • Distância 
  • Ruídos ambientais
  • Diferenças linguísticas 

Ultrapassando Barreiras

  • Escute, efetivamente, os outros - escutar é mais do que ouvir
  • Crie empatia
  • Compreenda-se e aos outros 
  • Responda, de forma positiva, ao feedback recebido 
  • Demonstre respeito e aceitação pelo outro
  • Formule questões; solicite clarificações; repita as ideias que considerar importantes enfatizar e/ou que julga não estarem a ser bem compreendidas (redundância).

Em suma

Na comunicação e relacionamento interpessoais:

  • Debata propostas e ideias
  • Não ataque as pessoas
  • Evite deixar-se levar por questões pessoais
  • Argumente de forma construtiva e positiva

Ficheiros

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