S O B R E  M I M

Bem vindo(a) ao meu E-portefólio

O meu nome é Lúcia Figueiras, tenho 21 anos e estou a licenciar-me em Educação na Universidade do Minho. Este E-portefólio é o resultado do decorrer do primeiro semestre numa das unidades curriculares do meu curso (Comunicação e Mediação na Formação). Nesta página do meu E-portefólio vou falar um pouco sobre o meu percurso académico, quais as minhas escolhas e o porquê das mesmas.

Em 2013 entrei na Escola Secundária Dona Maria II em Braga, no curso de Línguas e Humanidades, durante esses quatro anos (sim, acabei por repetir o 10º ano) sempre me questionei sobre qual seria o curso que seguiria na universidade. Chegando à hora da decisão, em 2017, escolhi como primeira opção o curso de Educação na Universidade do Minho, em Regime Pós-Laboral, porque queria conciliar a universidade com o meu trabalho. Em segundo lugar, escolhi Solicitadoria no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave em Barcelos. A terceira opção recaiu sobre o curso de Educação Básica no Instituto do Politécnico de Viana do Castelo. Todas estas opções foram pensadas em função das minhas notas, ou seja, da média com que fiquei no final do secundário, que foi de treze valores, mas também daquilo com que me identificava realmente e me imaginaria a exercer no futuro. 

Quando entrei na universidade, comecei a descobrir aos poucos aquilo que era realmente o curso de Educação e no que consistia, bem eu já tinha uma pequena ideia sobre o que se tratava neste curso, devido à minha relação com algumas pessoas que se licenciaram no mesmo. 

Ao longo dos dois primeiros anos o curso foi me surpreendendo, tanto pela sua complexidade como pela sua especificidade. O que realmente me surpreendeu foi perceber como o curso de Educação era visto pelos restantes alunos de outros cursos, cursos mais "privilegiados pela sociedade". Foi sem dúvida uma surpresa negativa, pois na minha visão o curso de Educação merece igual tratamento sobre todos os outros.

No final do segundo ano, tivemos de escolher uma opção para uma das nossas unidades curriculares, que seriam entre Comunicação e Mediação na Formação, Educação de Adultos e Intervenção Comunitária ou Formação, Trabalho e Recursos Humanos. A minha escolha recaiu sobre a primeira unidade curricular mencionada, essa escolha surgiu devido ao interesse por mim demonstrado em perceber o que realmente era mediação e como a mediação se poderia trabalhar na educação. Portanto, esta escolha foi um pouco às "cegas", tinha muita curiosidade em saber o que era a mediação e como trabalhar a mesma, pois durante o segundo ano de licenciatura, tivemos nas nossas aulas a presença de alguns alunos do mestrado em mediação que nos foram dando um grande entusiasmo pela área. Desta forma, achei importante para a minha formação e até mesmo para um certo esclarecimento de dúvidas, passar por esta opcional para decidir qual o mestrado que irei seguir futuramente. 


Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora